Passo a passo para controlar sua câmera fotográfica

As câmera fotográficas se popularizaram de uma maneira incrível, tanto as câmeras de bolso, as semi profissionais, DSLR de entrada, profissionais e muitas outras que surgem dia-a-dia, sem falar nos celulares smartphone que já tiram fotos muito boas.

Mas com a facilidade de ter uma dessas belezinhas surgiu um outro problema, como usá-las? Como configurar? Como fazer pra tirar fotos boas com elas? E antes que você pense que vai precisar fazer uma faculdade de fotografia para aprender, quero dizer que fazer essas coisas é mais fácil do que pensa!

Por isso separamos os 5 passos para controlar sua câmera fotográfica.

Os 3 passos iniciais são controlar os chamados Pilares da Fotografia, pois eles gerenciam a luz no momento de tirar a foto, lembra né? “Fotografia é a arte de desenhar com a luz”. Por isso essas configurações que vou te mostrar agora são os Pilares da Fotografia.

São eles: Velocidade do obturador, Abertura do diafragma e Sensibilidade do ISO.pilares

Juntos eles fazem com que você controle sua câmera perfeitamente, mas nem todas as câmeras permitem controlar eles, geralmente apenas as que podemos trocar de lente é possível fazer isso, ou
seja as DSLR.

Passo1: A velocidade do obturador é como uma porta que abre e fecha permitindo a passagem da luz até o sensor da câmera. O obturador com uma velocidade rápida nos dá a possibilidade de congelar imagens de movimento, já com a velocidade mais lenta conseguimos deixar a foto com a impressão de movimento.

Passo 2: A abertura do diafragma é a abertura por onde passa a luz que entra na câmera, Fazendo ajustes no diafragma é possível ter o efeito de fundo desfocado nas fotografias, basta deixar o diafragma com uma maior abertura.

Passo 3: A Sensibilidade do ISO é a sensibilidade do sensor de sua câmera, quão fácil ele vai absorver a luz. Menor o valor do ISO melhor vai ficar a imagem e mais luz será necessária para tirar a foto, valor do ISO maior, menor a qualidade da imagem e menos luz será necessária para tirar a foto.

Passo 4: Leia o manual, a maioria das pessoas ignora essa etapa, pois ela realmente é um pouco chata, mas é fundamental, para que saiba cada função de sua câmera, para que serve cada botão e assim no momento que for registrar a imagem os comando saiam naturalmente, sem ter que ficar pensando o que cada coisa faz.

Passo 5: Pratique. Sim meu amigo, pratique, só assim você vai realmente controlar seu equipamento e tirar fotos lindas sempre.

Passo bônus: Esse passo é mais uma sugestão, pois ter que pesquisar, ler, juntas as informações úteis levam um bom tempo, caso queira ir mais rápido sugiro que faça um curso online de fotografia, assim vai dominar seu equipamento e tirar fotos ótimas em um curto espaço de tempo.

Resumindo, os passos para controlar seu equipamento são:

  • Passo 1: controlar a velocidade do obturador;
  • Passo 2: controlar a abertura do diafragma;
  • Passo 3: controlar a sensibilidade do ISO;
  • Passo 4: Ler o manual do seu equipamento;
  • Passo 5: Praticar;
  • Passo 6: Fazer um curso online de fotografia caso queira ir mais rápido.

Leave a Reply